sexta-feira, 5 de setembro de 2014

REFLETINDO A PALAVRA - "Hoje a Salvação entrou nesta casa".

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
Deus é bondade.
Quantas idéias a humanidade já se fez sobre Deus! Somente Jesus revelou um Deus que se entrega por amor. O salmo 144 reza: "Misericórdia e piedade é o Senhor, Ele é amor, paciência e compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda a criatura" (Sl 144 8). O livro da Sabedoria descreve a misericórdia de Deus que, mesmo sendo imenso, diante do qual o mundo um grão de areia na balança, uma gota de orvalho que cai sobre a terra, tem compaixão” (Sb 11,22). Essa pequenez do homem é importante para Deus que chega a "fechar os olhos aos pecados dos homens para que se arrependam”  (23). Deus é amorosamente paciente. Esta paciência nasce do amor divino pois “Deus ama tudo o que existe" (24). Deus sempre vê o lado positivo, mesmo se o pecado e o erro humano, uma conseqüência da pequenez e fragilidade, sejam uma constante. A cena do publicano Zaqueu subindo na árvore para ver Jesus, traz claro estes dois elementos fragilidade e pequenez, inclusive física, e a grandiosa misericórdia de Jesus. Ele é o retrato do Pai que se revela como amor e misericórdia. Ele é a misericórdia do alto que nos vem visitar (Lc 1,78).
O pecador e o Deus amor.
Jesus revela o amor do Pai e descreve suas dimensões: vai a busca da ovelha perdida, acolhe e compartilha a vida com os pecadores. Este amor é a causa da salvação. Zaqueu quer ver Jesus e, como é pequeno, sobe a uma árvore. Jesus passa, manda que desça e pede hospedagem em sua casa. Num mundo de separação e exclusivismos, Jesus acolhe e faz comunhão de vida com um "pecador". Este modo de Jesus agir provoca a conversão do publicano Zaqueu. A atitude de Jesus se funda na origem do pecador: "Ele também é filho de Abraão". O pecador tem raízes em terra boa: a escolha que Deus fez dele. A missão de Jesus se destina a fazer o homem ‘perdido' encontrar sua verdadeira realidade que é ser objeto do amor de Deus e participante de uma vida plena, como nos diz Jesus quando, em outro momento, entra na casa de Mateus: "Não são os sadios que precisam de médico, mas os doentes" (Mt 9,12). Jesus completa a história mostrando sua missão: "O Filho do Homem veio para procurar e salvar o que estava perdido" (Mt 19,10).
Uma história que é uma estrada.
A palavra de hoje, resumida na história de Zaqueu, abre uma estrada para o agir da comunidade e de cada um de nós. A fé em Jesus se resume em buscar o que estava perdido. Vemos o contrário: recusar o perdido, o pecador, o complicado, o fraco. Assim fazemos a nível pessoal e a nível comunitário. Somos egoístas procurando nossa vidinha, sem nos comprometermos com os pecadores e afastados e não fazemos comunhão com eles. Não nos hospedamos nem em sua casa, nem em sua vida, nem em suas maldades e dificuldades. O médico não se afasta do doente por causa de sua doença. Deus não se afasta de nós por causa de nossos pecados. Se nós não o fazemos, é preciso pensar e ser mais acolhedores. Tudo o que fizerdes a um só destes pequeninos, foi a mim que o fizestes, como diz Jesus em seu discurso sobre o julgamento (Mt 25,40).

Nenhum comentário:

Postar um comentário