Também conhecido como Olaf, Olave e Olavo da Noruega. Nasceu em 995. Muito precoce Olavo, juntou-se a um bando de piratas Vikings. No curso de suas andanças ele lutou pelo Rei Ricardo da Normandia e pelo Rei Ethelred II na Inglaterra contra os Dinamarqueses.
Olavo recebeu o batismo em Rouen, França das mãos do arcebispo Robert em 1010. Em 1015 com a idade de 20 ele retornou a Noruega. Ele procedeu a tomada de toda a Noruega da Dinamarca Suécia e derrotou o Earl Esweun na batalha de Nesje em 1016 e tornou-se o governador depois rei da Noruega.
Após as suas brilhantes conquistas militares Olavo passou a organizar o cristianismo na Noruega. Trouxe o clero da Inglaterra e dos países vizinhos e um desses estrangeiros era Grimkel, bispo de Nidaros .Seguindo o conselho de Grimkel Olavo publicou muito atos abolindo as leis e antigos costumes pagãos e contrários ao evangelhos e a paixão de Cristo.
Infelizmente Olavo usou de força para destruir o paganismo e impor a nova religião ao seu povo. Ele unificou o país mas algumas de suas leis e objetivos não foram bem aceitos pelos nobres e ricos e de fato espalhou certo descontentamento. Ele não tinha misericórdia para com os seus inimigos e logo os nobres se revoltaram e em 1029 ele foi expulso do reino anglo-dinamarquês.
Ele fugiu para Rússia mas voltou a Noruega em 1031 com algumas tropas suecas tentando recuperar o seu reino, mas foi morto em batalha em Skiklestad, no Fiorde de Ttromdheim. Em circunstâncias que se assemelham ao Santo Eric da Suécia, Olavo se tornou um herói e santo na Noruega e milagres foram reportados em sua tumba e no vale do Rio Vid onde ele tombou ferido mortalmente. Ali onde ele caiu, inexplicavelmente uma fonte passou a jorrar água e a ela foi logo creditada com poderes de cura milagrosa e vários outros milagres São Olavo foram atribuídos.
Ele é o santo e herói nacional da Noruega. No ano seguinte o bispo Grumkel construiu uma capela no local de sua tumba.
Ele foi zeloso pela cristandade, embora rude e feroz fez a independência da Noruega e espalhou o evangelho por toda a região com nas cruzadas contra os bárbaros; assim alguns escolares, apesar de sua rudeza julgam ele de certa forma pode ser julgado como um santo, principalmente devido aos vários e inexplicáveis milagres a ele atribuídos. Em 1075 quando o seu corpo foi exumado para ser trasladado para a Catedral de Nidaros, encontram seu corpo incorrupto. A catedral logo se tornou um local de veneração e peregrinação e muitos milagres foram creditados a sua intercessão.
O seu culto se espalhou rapidamente por toda a Escandinávia.
Na Inglaterra, mais de 40 igrejas tem o seu nome. Em Londres( na Hart Strett tem a igreja de St. Olav), tambem em Exeter,Lincoln e sua festa é encontrada nos calendários ingleses até mesmo em York e Winchester. E os monastérios de Ramsey, Aherbourne e Abbotsbury e Syon observam o seu culto.
Em 1856 linda igreja foi construída na Capital de Noruega onde se encontra grande parte de suas relíquias (doadas pelo Museu Real da Dinamarca), e onde ele é muito venerado como o padroeiro da Noruega.
Na arte litúrgica São Olavo é mostrado como um rei com uma lança ou com uma adaga, ou com um machado. Na iconografia Inglesa Olavo tem um selo da Abadia de Crimbly e do museu Albert de Londres e os vitraux de Yorkminster.
O mais completo exemplo dos 6 medalhões de São Olavo está Galeria de Arte de Baltimore, em Maryland nos Estados Unidos.
Ele foi canonizado em 1164 pelo Papa Alexandre III.
Sua festa é celebrada no dia 29 de julho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário