Evangelho segundo S. Mateus 13,1-23.
Naquele dia,
Jesus saiu de casa e foi sentar-se à beira-mar. Reuniu-se a Ele uma tão
grande multidão, que teve de subir para um barco, onde se sentou, enquanto toda
a multidão se conservava na praia. Jesus falou-lhes de muitas coisas em
parábolas: «O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes
caíram à beira do caminho: e vieram as aves e comeram-nas. Outras caíram em
sítios pedregosos, onde não havia muita terra: e logo brotaram, porque a terra
era pouco profunda; mas, logo que o sol se ergueu, foram queimadas e, como
não tinham raízes, secaram. Outras caíram entre espinhos: e os espinhos
cresceram e sufocaram-nas. Outras caíram em terra boa e deram fruto: umas,
cem; outras, sessenta; e outras, trinta. Aquele que tiver ouvidos, oiça!» Aproximando-se de Jesus, os discípulos disseram-lhe: «Porque lhes falas em
parábolas?» Respondendo, disse-lhes: «A vós é dado conhecer os mistérios do
Reino do Céu, mas a eles não lhes é dado. Pois, àquele que tem, ser-lhe-á
dado e terá em abundância; mas àquele que não tem, mesmo o que tem lhe será
tirado. É por isso que lhes falo em parábolas: pois vêem, sem ver, e ouvem,
sem ouvir nem compreender. Cumpre-se neles a profecia de Isaías, que diz:
Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis; e, vendo, vereis, mas não
percebereis. Porque o coração deste povo tornou se-duro, e duros também os
seus ouvidos; fecharam os olhos, não fossem ver com os olhos, ouvir com os
ouvidos, compreender com o coração, e converter-se, para Eu os curar. Quanto
a vós, ditosos os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Em verdade vos digo: Muitos profetas e justos desejaram ver o que estais a
ver, e não viram, e ouvir o que estais a ouvir, e não ouviram.» «Escutai,
pois, a parábola do semeador. Quando um homem ouve a palavra do Reino e não
compreende, chega o maligno e apodera-se do que foi semeado no seu coração. Este
é o que recebeu a semente à beira do caminho. Aquele que recebeu a semente
em sítios pedregosos é o que ouve a palavra e a acolhe, de momento, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, é inconstante: se vier a tribulação ou a
perseguição, por causa da palavra, sucumbe logo. Aquele que recebeu a
semente entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a
sedução da riqueza sufocam a palavra que, por isso, não produz fruto. E
aquele que recebeu a semente em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende:
esse dá fruto e produz ora cem, ora sessenta, ora trinta.»
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org
Comentário do dia:
Papa Francisco
Exortação
apostólica Evangelii Gaudium / A Alegria do Evangelho §§ 174-175
«Aquele que recebeu a semente em boa terra é o que ouve a palavra e a
compreende: esse dá fruto e produz ora cem, ora sessenta, ora
trinta.»
Toda a evangelização está fundada sobre esta
Palavra escutada, meditada, vivida, celebrada e testemunhada. A Sagrada
Escritura é fonte da evangelização. Por isso, é preciso formar-se continuamente
na escuta da Palavra. A Igreja não evangeliza, se não se deixa continuamente
evangelizar. É indispensável que a Palavra de Deus «se torne cada vez mais o
coração de toda a atividade eclesial» [Bento XVI]. A Palavra de Deus ouvida e
celebrada, sobretudo na Eucaristia, alimenta e reforça interiormente os cristãos
e torna-os capazes de um autêntico testemunho evangélico na vida diária.
Superámos já a velha contraposição entre Palavra e Sacramento: a Palavra
proclamada, viva e eficaz, prepara a recepção do Sacramento e, no Sacramento,
essa Palavra alcança a sua máxima eficácia.
O estudo da Sagrada
Escritura deve ser uma porta aberta para todos os crentes. É fundamental que a
Palavra revelada fecunde radicalmente a catequese e todos os esforços para
transmitir a fé. A evangelização requer a familiaridade com a Palavra de Deus e
isto exige que as dioceses, paróquias e todos os grupos católicos proponham um
estudo sério e perseverante da Bíblia e promovam igualmente a sua leitura orante
pessoal e comunitária. Nós não procuramos Deus tacteando, nem precisamos de
esperar que Ele nos dirija a palavra, porque realmente «Deus falou, já não é o
grande desconhecido, mas mostrou-Se a Si mesmo» [Bento XVI]. Acolhamos o tesouro
sublime da Palavra revelada!
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