segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

REFLETINDO A PALAVRA - “Eu sou o Pão Vivo”.

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
A força de um pão.
  Elias, o grande profeta, perseguido e cansado da vida sofrida que levava, pede a morte. Adormece no deserto. Quando acorda tem ao seu lado pão e água. Comeu e bebeu. Na força daquele alimento caminhou 40 dias e 40 noites para o encontro com Deus no monte Horeb (1 Rs 19,7-8). A força do Pão dado por Deus torna-se um símbolo do pão verdadeiro que Deus oferece e que sustenta: o pão é Jesus. “Ele é o pão vivo que veio do Céu” (Jo 6,51). Não era como o maná que comeram e morreram. Vemos a discussão entre os Judeus e os Jesus. Recusam Jesus porque sabem que Ele é gente nascida ali, e até conhecem seus pais. Quem crê, não é por si que crê, mas é atraído pelo Pai. Aceitar significa crer e crer implica ressuscitar um dia. Aceitar Jesus é comer o pão vindo do Céu que dá a vida eterna. Vida eterna não é só depois da morte. Mas é vida que é vida dentro de nós. Pela fé já vivemos a eternidade.
Quem comer deste pão tem a vida eterna.
Quando Jesus se proclama pão vindo do Céu está dando o sentido de sua vinda ao mundo, isso é, de sua missão de salvação. Sua missão é ser vida que dura para sempre. O maná, mesmo sendo um pão descido do céu, um milagre que durou 40 anos, sustentava o corpo, mas não dava a vida eterna, pois as pessoas morriam. Comer o pão descido do Céu, isto é, crer em Jesus é comer a vida que dura eternamente. Ele Diz: “e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6,44). Os judeus ficaram escandalizados com as palavras de Jesus dizendo que era o pão descido do Céu. A prova da fé foi, mesmo sabendo-O humano como eles, igual a eles, de uma família dali ,aceitar que Ele era o enviado de Deus. Nossa fé também passa pela prova de ver um pedaço de pão e crer que é Ele. Quem Deus atrai vai a Jesus, isto é, tem a vida e compreende o sinal do milagre do pão que Jesus oferece. A Eucaristia não basta comer, é preciso crer uma pessoa concreta que se fez pão e cuja vida é uma entrega.
Minha carne para a vida do mundo.

A missão de Jesus foi entregar-se, dar a própria carne para que o mundo matasse sua fome de Deus e se salvasse. Crer em Jesus é comer o pão da Eucaristia e beber o vinho que é seu sangue. Não basta só engolir Jesus, é preciso ver no corpo do Senhor, entregue na cruz, e agora, pão e vinho entregue na Eucaristia, com a mesma missão de matar a fome do mundo. Comer o Sacramento produz em nós os sentimentos cristãos, como diz S.Paulo na carta aos Efésios: “Tirai de vós toda a amargura, irritação, cólera, gritaria, injúrias... Sede bons e compassivos uns para com os outros, perdoando. Sede imitadores de Deus (...) vivei no amor como Cristo nos amou” (Ef 4,31.-32.5,1-2). João, dizendo que era Páscoa e fazendo a relação com o Maná do deserto está sintetizando, através dos símbolos, todo o ensinamento de Jesus, que modifica profundamente a ensinamento antigo: Deus sustenta seu povo com o pão verdadeiro: o corpo de Seu Filho que comemos pela fé que temos, e recebemos pela comunhão que fazemos. Não fiquemos sem a Eucaristia, pois a fome e a sede que estão em nós nunca serão saciadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário