sábado, 13 de abril de 2024

São Mário Abade em Auvergne 13 de abril

Auvergne, Gália, 440/5 - 530
 
Ele desembarcou em Auvergne entre 440 e 445. Em 460 retirou-se para o topo de uma montanha chamada Clermont e lá viveu como eremita. Alguns discípulos vieram juntar-se a ele e, à medida que o seu número aumentava, em 470 ele fundou um mosteiro, notável pela sua observância. Recebeu então a ordenação sacerdotal e gozou do dom de realizar curas milagrosas. Após a sua morte, ocorrida em 530, os seus restos mortais foram sepultados com honra no oratório do mosteiro onde ocorreram muitos milagres para atestar a sua santidade. São Márcio, abade de Auvergne, é uma figura venerada na Igreja Católica. A sua vida, cheia de piedade e de milagres, é um exemplo de dedicação a Deus e de serviço ao próximo. Nesta hagiografia completa, reconstituiremos as fases marcantes da sua existência, valendo-nos das fontes históricas e hagiográficas disponíveis. Nascimento e juventude 
Márcio nasceu em Auvernia, região da Gália central, entre 440 e 445. As informações sobre a sua juventude são escassas, mas sabemos que desde muito jovem se destacou pela devoção religiosa e pelo desejo de uma vida ascética.
Retiro eremita e fundação do mosteiro 
Em 460, com cerca de vinte anos, Marzio retirou-se para o topo de uma montanha chamada Clermont, onde levou uma vida de eremita. Sua reputação de santidade logo atraiu outros discípulos que desejavam viver sob sua orientação. Por volta de 470, Márcio fundou um mosteiro no Monte Clermont, que logo se tornou um importante centro de vida religiosa e de observância monástica. 
Atividade pastoral e dons milagrosos 
Marzio foi ordenado sacerdote e desenvolveu intensa atividade pastoral, pregando o Evangelho e convertendo muitos pagãos. Ele também foi agraciado com o dom de realizar curas milagrosas, o que aumentou sua fama e veneração. 
Morte e culto 
Martius morreu em 530, com cerca de 90 anos. Os seus restos mortais foram sepultados com honra no oratório do mosteiro que fundou. Seu túmulo logo se tornou destino de peregrinações e graças milagrosas, testemunhando sua santidade. 
O mosteiro de Clermont e a veneração de São Márcio 
O mosteiro de Clermont, fundado por São Márcio, tornou-se posteriormente dependência da Abadia de St-Allyre e existiu até finais do século XVIII. O culto de San Marzio espalhou-se por Auvergne e o seu nome foi incluído no Proprie de Clermont, que celebra a sua festa no dia 13 de abril. 
Autor: Franco Diego

Nenhum comentário:

Postar um comentário