domingo, 17 de setembro de 2023

ORAÇÃO DE TODOS OS DIAS - 17 DE SETEMBRO

Oração da manhã para todos os dias 
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor. Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade. Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém. 
As reflexões seguintes supõem que você antes leu o texto evangélico indicado.
17 – 24º Domingo comum Santos: Roberto Belarmino, Hildegardes, Colomba
Evangelho (Mt 18,21-35) “Quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes? ... Não até sete vezes, mas até setenta vezes sete.”
Podemos ver na parábola contada por Jesus um comentário a uma passagem da Bíblia que certamente muitos de seus ouvintes conheciam: “Quem quer vingar-se enfrentará a vingança do Senhor, que exigirá rigorosas contas de seus pecados. Perdoa ao próximo que te prejudicou e assim, ao rezares, teus pecados serão perdoados. Se alguém guarda raiva de um outro, como ousa pedir a Deus a cura? Se não tem compaixão de seu semelhante, como pode pedir perdão por seus pecados? Ele, que é apenas um mortal, guarda rancor e pede perdão a Deus? Quem lhe obterá o perdão dos pecados? Lembra-te de teu fim e cessa de odiar...” (Eclo 28,1-6) Vamos lembrar que o perdão não dá paz apenas a quem é perdoado, mas muito mais a quem perdoa e liberta seu coração.
Oração
Senhor Jesus, tendes razão. Vivo a pedir perdão e, no entanto, sou muito duro, quase incapaz de perdoar. Aliás, é isso. Sem a ajuda de vosso favor, não sou capaz de perdoar, pois facilmente me deixo levar pelo ódio e pelo desejo de vingança. O perdão mútuo faz falta na vida pessoal, mas também na vida de família, de sociedade e de igreja. Precisamos que nos cureis com o amor. Com esse amor eficaz, feito de afeto, acolhida, compreensão e tolerância. Ensinai-nos a ter paciência e compreender que não é tanto por maldade que alguém nos ofende ou faz sofrer. Talvez seja mais pelas agruras que está sofrendo; precisa que lhe demos um pouco de tempo para cair em si. E, Senhor, fazei que, se vier a nós, o acolhamos com bondade e muito amor. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário