segunda-feira, 6 de setembro de 2021

SANTO ONESÍFORO, DISCÍPULO DE S. PAULO

Segundo a Carta que São Paulo escreveu da prisão de Roma a Timóteo, em Éfeso, Onesíforo era um discípulo, que deixou sua terra natal para seguir o Apóstolo. Algumas fontes dizem que foi Bispo; outras, que foi batizado pelo próprio São Paulo e era evangelizador. Foi martirizado com São Porfírio. 
“O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes ele me deu ânimo, e não se envergonhou das minhas cadeias; antes quando veio a Roma, diligentemente me procurou e me achou. O Senhor lhe conceda que naquele dia ache misericórdia diante do Senhor. E quantos serviços prestou em Éfeso melhor o sabes tu.” (II Tm 1:16-18) Onesíforo, seu nome significa: aquele que e útil, ou que traz lucro. Conheceu a palavra de Deus na cidade de Éfeso e onde viveu a maior parte de sua vida, podendo contribuir grandemente com a propagação do evangelho auxiliando os pastores na obra missionária. Onesíforo, aparece duas vezes nas Escrituras Sagradas, uma citação no texto acima citado e a outra no final do capitulo desta carta pastoral de Paulo.(II Tm 4:19) O que chama atenção é que Onesíforo não está falando dele, nem se auto elogiando, mas é o grande apóstolo Paulo que o enaltece em seus atributos nos quatro versículos que fala sobre ele. Para compreendermos a grandeza dessas palavras, temos que recordar o versículo de provérbio 17:17 “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia que se faz o irmão”. Em outras palavras, você só conhece uma verdadeira amizade quando você passa por uma necessidade. É nesse tempo que os falsos amigos e os verdadeiros se revelam pelo procedimento de cada um. Paulo estava vivendo um tempo muito difícil em sua vida: estava preso em Roma, prevendo que sua partida dessa terra era chegada, já se preparava para o dia de sua morte. Se não bastasse a angústia que se estabelecera nesse tempo crucial, vários inimigos se levantaram com acusações falsas e de forma cruel desejando vê-lo morto. Como se isso não bastasse, os próprios amigos e colegas de missões o estavam abandonando, na hora que ele mais precisava. Era muita angústia para uma alma só. É no tempo de solidão, angústia e medo que os gigantes se revelam tentando nos paralisar e nos destruir. Mas também e nesse tempo que Deus usa de pessoas especiais para demonstrar o seu amor para conosco e revelar os verdadeiros amigos que nos ajudarão a vencer nossos maiores atormentadores que se manifestam dentro de nós. 
ATRIBUTOS DE UM CONSOLADOR 
Paulo estava praticamente sozinho em Roma sentindo a angústia da acusação e do abandono. É nesse tempo de incertezas que a voz contundente do soldado romano se faz ouvir nas trevas da prisão: “Tem um moço que quer lhe ver, o nome dele é Onesíforo”. Creio que o coração do velho apóstolo saltou de perplexidade e alegria, num misto de sentimentos: choro, risos e expressões de louvor e adoração a Deus pelo amigo e presente que recebera numa hora tão crucial. Nas poucas palavras de Paulo ao seu discípulo e pastor Timóteo, mostra o impacto, e a influência que Onesíforo teve na vida e no ministério do amado apóstolo. Sobretudo, no tempo de grande necessidade de um amigo, de um consolador. Pode-se viver a vida toda ao lado de uma pessoa, ser amigo, colega, parente e irmão, esposa, esposo, mas são os pequenos atos de amor demonstrados em tempo de necessidade e angústia que marcará para sempre as lembranças agradáveis, solidificando assim uma grande amizade. 
Vejamos alguns desses atributos de Onesíforo: 
Portador de alegrias. “…muitas vezes me deu ânimo…” Portador de consolação em tempo de acusação. ” …não se envergonhou das minhas cadeias” Amizade a toda prova. Pagou um preço alto para rever o amigo e pastor. “Antes, quando veio a Roma, diligentemente me procurou e me achou.” Percorreu milhares de km, atravessando rios, mares, frio, solidão, perigos de salteadores. Foi diligente, persistente, obstinado até encontrar o amigo pastor. Servo fiel. Quando muitos queriam ser servidos Onesíforo servia seus lideres como ao Senhor. ” …e quanto serviços me prestou em Éfeso, melhor o sabes tu.” Discípulo do amor. Ninguém pode marcar beneficamente ao ponto de ser elogiado em um carta se não for movido pelo amor. I Cor13 Marido e pai exemplar. 2 Timóteo: 1:16; 4. 19b. “..Saúda… à casa de Onesíforo”. Um bom líder influencia toda sua família no serviço e na obra de Deus. 
AS RECOMPENSAS DE UM CONSOLADOR 
Define-se consolador como aquele que está ao lado para amparar, levantar, soerguer, os que definham moribundos em suas forças, tanto fisicamente como espiritualmente. Os que têm esse dom de misericórdia são mensageiros do Espírito Santo, o consolador, do qual Jesus nos deixou antes de sair desta terra. Uma promessa que seu amparo aos necessitados nunca se apartariam. (João 14:16,17) Alguém já disse que o que enobrece a vida de um homem não é sua riqueza, sua erudição, ou sua magna posição social, sua jactância, pois todos se nivelam diante da morte. Como disse certo prisioneiro nas suas ultimas palavras antes da cadeira elétrica: “O homem pode ser um rei ou um lixeiro, mas todos se estremecem diante da foice da morte.” Paulo apóstolo, reconhecendo todo o serviço prestado por Onesíforo roga a Deus a melhor bênção que um homem pode receber: o de ser recompensado no dia da volta do Senhor por todos os benefícios feitos na terra, todas as obras de amor e de misericórdia prestados ao nosso semelhante. “O Senhor lhe conceda que naquele dia ache misericórdia diante do Senhor.” Pelo serviço de amor prestado a Paulo, essa bênção de misericórdia é também estendida a toda casa de Onesíforo, significando prosperidade de Deus a toda a sua posteridade. (Êxodo 20:6) Misericórdia é tudo que precisamos quando nos encontrarmos com o Senhor da glória, no dia do juízo final. Para que isso aconteça você terá que mostrar nessa terra as obras de amor que provarão se sua fé é verdadeira ou não. (Tia 2:14-17) Onesíforo deve ser nossa inspiração no serviço, no amor aos nossos líderes, pastores, irmãos, e semelhantes. Mas também aprendemos com Onesíforo, a sermos portadores de boas novas, promover ânimos aos que estão desfalecendo, a pagar o preço, suplantando distâncias, perigos, visitando e fortalecendo os que verdadeiramente necessitam de ajuda. Onesíforo nos ensina a amar e a provar esse amor com obra que testifica essa fé professada. Aprendemos com Onesíforo a liderarmos nossa família envolvendo no serviço e na obra de Deus. Um bom líder influencia através de seu exemplo de dedicação a Deus começando pela sua casa. 
Pr Francisco Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário