Evangelho segundo São Marcos 2,1-12.
Quando Jesus entrou de novo em Cafarnaum e se soube que Ele estava em casa,
juntaram-se tantas pessoas que já não cabiam sequer em frente da porta; e Jesus começou a pregar-lhes a palavra.
Trouxeram-Lhe um paralítico, transportado por quatro homens;
e, como não podiam levá-lo até junto d’Ele, devido à multidão, descobriram o teto, por cima do lugar onde Ele Se encontrava e, feita assim uma abertura, desceram a enxerga em que jazia o paralítico.
Ao ver a fé daquela gente, Jesus disse ao paralítico: «Filho, os teus pecados estão perdoados».
Estavam ali sentados alguns escribas, que assim discorriam em seus corações:
«Porque fala Ele deste modo? Está a blasfemar. Não é só Deus que pode perdoar os pecados?».
Jesus, percebendo o que eles estavam a pensar, perguntou-lhes: «Porque pensais assim nos vossos corações?
Que é mais fácil? Dizer ao paralítico: "Os teus pecados estão perdoados" ou dizer: "Levanta-te, toma a tua enxerga e anda"?
Pois bem. Para saberdes que o Filho do homem tem na Terra o poder de perdoar os pecados, Eu te ordeno», disse Ele ao paralítico,
«levanta-te, toma a tua enxerga e vai para casa».
O homem levantou-se, tomou a enxerga e saiu diante de toda a gente, de modo que todos ficaram maravilhados e glorificavam a Deus, dizendo: «Nunca vimos coisa assim».
Tradução litúrgica da Bíblia
Santo Hilário (c. 315-367)
bispo de Poitiers,doutor da Igreja
Comentário ao Evangelho de São Mateus 8, 5
«Levanta-te, toma a tua enxerga e vai para casa.»
No Evangelho de São Mateus, Jesus acabara de curar dois estrangeiros, em território pagão.] Neste paralítico, é a totalidade dos pagãos que se apresenta a Cristo para ser curada. Mas mesmo os termos dessa cura devem ser analisados: o que Ele diz ao paralítico não é: «Fica curado», nem: «Levanta-te e anda», mas: «Filho, tem confiança, os teus pecados estão perdoados» (Mt 9,2). Num só homem, Adão, os pecados foram transmitidos a todos os povos. É por isso que aquele a quem Cristo chama filho se apresenta para ser curado [...]; porque esse filho é a primeira obra de Deus [...], que agora recebe a misericórdia que provém do perdão da primeira desobediência. Com efeito, não vemos que este paralítico tenha cometido pecado; de resto, o Senhor diz noutra passagem que a cegueira de nascença não é contraída por causa do pecado, próprio ou hereditário (Jo 9,3).
Só Deus pode realizar a remissão dos pecados; por isso, Aquele que os remiu é Deus. E, para que possamos perceber que assumiu a nossa carne para redimir as almas dos seus pecados e lhes obter a ressurreição, diz-lhes: «Para que saibais que o Filho do Homem tem na Terra poder para perdoar pecados»; e, voltando-Se para o paralítico, ordena-lhe: «Levanta-te, toma a tua enxerga e vai para casa.» Ter-Lhe-ia bastado dizer «Levanta-te»; mas acrescentou: «Toma a tua enxerga e vai para casa.» Primeiro concedeu a remissão dos pecados, depois mostrou o poder da ressurreição e a seguir, ao mandar remover o leito, demonstrou que a fragilidade e a dor não mais atingiriam os corpos. Por último, ao mandar este homem curado para sua casa, ensinou que os fiéis devem encontrar o caminho que leva ao Paraíso, o caminho que Adão, pai de todos os homens, abandonara quando foi desfeito pela mancha do pecado.
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